![]() |
Foto: Acervo Sebrae/CE |
Valorizar a cultura, a história e a identidade local tem sido um dos principais caminhos para fomentar o turismo e o empreendedorismo em diversas regiões do Ceará. No Centro-Sul do estado, essa missão vem ganhando força com a criação e estruturação da Rota das Tradições, iniciativa que conta com o apoio direto do Sebrae Ceará, por meio do seu escritório regional sediado em Iguatu.Açude Orós.
A Rota das Tradições envolve quatro municípios da região: Iguatu, Icó, Jucás e Orós. Cada cidade traz consigo um conjunto de atrativos que refletem a diversidade cultural, histórica, gastronômica e religiosa do Centro-Sul. De acordo com Neyla de Araújo, articuladora do Sebrae Ceará na região, a proposta da rota nasceu da necessidade de dar um novo direcionamento ao turismo local.
“O turismo era explorado muito mais como um consumo local e como um turismo de negócio. Quando a gente começou a entrar nessa perspectiva, percebemos que já existia um potencial, mas que precisava de uma roupagem, uma estrutura e um direcionamento temático”, explica.
Uma rota com identidade própria
A escolha do nome "Rota das Tradições" não foi por acaso. Segundo Neyla, os quatro municípios participantes apresentam um forte vínculo com manifestações tradicionais. “Estamos falando de uma região religiosa, histórica e que teve muita influência econômica a partir da cultura do algodão. Esses municípios estão conectados pela linha férrea e têm um grande resgate histórico e cultural. Temos as festas de padroeiros, as vaquejadas, as festas juninas... Tudo isso faz parte das tradições que queremos destacar”, afirma.
O trabalho do Sebrae Ceará tem sido fundamental na mobilização de empreendedores locais, na qualificação dos serviços e na estruturação do roteiro. Em Iguatu, por exemplo, a atenção se voltou para o polo gastronômico na Praça da Matriz, onde cerca de 15 a 16 empreendimentos estão se adequando para receber melhor os visitantes. “Estamos trabalhando na adequação das empresas para uma prestação de serviço mais profissional e voltada para o turismo”, destaca Neyla.
Com informações do G1 Ceará.