![]() |
Foto José Leomar |
Começou a tramitar na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), nesta última terça-feira (24), um projeto de lei que fixa regras para a instalação, o licenciamento e a operação de data centers no Estado.
Conforme a proposta, os data centers são instalações físicas que abrigam sistemas computacionais, servidores, dispositivos de armazenamento, conectividade e infraestrutura de suporte com função de processamento e guarda de dados digitais.
O fato de a energia renovável do Ceará ser a mais barata do mundo torna o Estado atrativo para o setor, que tem alta demanda energética. Foi o que explicou Elbia Gannoum, presidente-executiva da Associação Brasileira de Energia Eólica e Novas Tecnologias (Abeeólica) ao Diário do Nordeste, em agosto de 2024.
Um dos empreendimentos do tipo que devem ser instalados em breve no Ceará é o coordenado por Mário Araripe, dono da Casa dos Ventos. A novidade deve chegar na região do Pecém, em São Gonçalo do Amarante.
Apesar dos investimentos, essas empresas funcionam com supercomputadores, que precisam de um sistema de resfriamento dependente de grande quantidade de recursos hídricos, em alguns casos.
Segundo o autor da proposta na Assembleia, deputado Bruno Pedrosa (PT), o objetivo é "promover o desenvolvimento tecnológico sustentável, a preservação dos recursos naturais e a inclusão socioeconômica das comunidades diretamente afetadas".
Com informações do Diário do Nordeste.