sexta-feira, 20 de junho de 2025

Jovem do interior do Ceará é aprovado em medicina após 6 anos de estudo

Foto Reprodução/Acervo pessoal
Natural de uma pequena vila na região do Cariri, o jovem Nattalos Casseano, 27, está realizando o sonho de infância ao cursar Medicina na Universidade Estadual do Ceará (Uece). Filho de agricultores não alfabetizados, ele estudou durante seis anos em cursinhos e por conta própria para conquistar a aprovação. 

Atualmente no quinto período do curso, ele também trabalha como professor de redação, no formato home office, e estagia na universidade.

O início de um sonho

Vindo da pequena vila Padre Cícero, no município de Milagres, a 482,50 km da Capital, Nattalos teve uma infância humilde.

Os pais analfabetos e agricultores, dona Cícera Casseano de Sousa, e José Ronaldo Manoel, levavam Nattalos junto da irmã, Natanaeli de Sousa, desde os cinco anos para acompanhar o trabalho na roça.

“Eu não tive muitas regalias, mas nunca faltou nada, graças a Deus. Meus pais sempre se esforçaram para ter o mínimo dentro de casa. Muitas vezes [a gente] estudava pela manhã no fundamental, em uma escola de bairro, e à tarde acompanhávamos eles na roça. A gente brincava e eles trabalhavam”, relembra ao O Povo.

Após algum tempo trabalhando na roça, o pai do jovem começou a vender brita e areia como carroceiro. Aos poucos, os pais conseguiram montar um pequeno comércio na vila.

Nattalos decidiu que queria ser médico ainda criança, enquanto observava o trabalho de profissionais de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) que ficava próxima à casa de um amigo.

“Eu tenho um amigo de infância que é enfermeiro. A gente tinha o mesmo pensamento de ‘vamos ser médicos [um dia]’. Eu via algumas pessoas nessa UBS vestidas de branco, não sabia qual era a profissão delas, mas a partir daí eu senti no meu coração: ‘Eu quero trabalhar assim, quero ser como essas pessoas’”, relembra.

Com informações do O Povo.