![]() |
Foto Arquivo pessoal |
“A gente deve se orgulhar da nossa história e ver o quão alto a gente chegou, mesmo com tudo que nos limitou”. É com essa fala que o cearense João Davi de Morais Barbosa, de 19 anos, conta ao Diário do Nordeste a preparação para viver uma experiência do outro lado do mundo.
O morador do Grande Pirambu, em Fortaleza, foi aceito na Universidade de Hong Kong, com bolsa integral que vai bancar os custos de vida, estadia e outras taxas. Logo mais, no fim do mês de agosto, João Davi partirá para uma experiência do outro lado do mundo.
Em entrevista, João revela que o sonho de estudar fora do Brasil vem desde criança e não foi surpresa para a família quando a notícia saiu. “Desde pequeno, eu falava que queria ir para fora. Então, inconscientemente eu tava preparando todo mundo para isso”, afirma.
Quando tinha 6 anos, João Davi se tornou aluno do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros, no bairro Jacarecanga. Ainda criança passou por uma situação difícil: a perda do pai. Foi por meio da escola que ele, cheio de curiosidade, aprendeu as primeiras lições de vida.
Ao falar sobre sua trajetória, ele ressaltou: “História para mim não se compara. Cada um tem que se orgulhar de onde chegou porque só você sabe a cruz que carregou, os desafios que foram enfrentados”.
O caminho iniciou quando ele foi único cearense aprovado no Programa Oportunidades Acadêmicas do EducationUSA, em 2024, uma rede filiada ao Departamento dos Estados Unidos. Por meio dele, recebeu mentorias, custeio das aplicações para universidades americanas e outros auxílios.
Foram cerca de 8 meses de um processo que teve um final diferente do que ele sonhava. Todas as 11 aplicações para as instituições americanas foram negadas.
“Como toda reprovação, vem um sentimento de decepção e tristeza. É ambíguo porque você também fica feliz com seus colegas que passam, mas fica pensando: poxa, quando vai ser a minha vez?”, diz
Com informações do Diário do Nordeste.