![]() |
Foto Fernanda Siebra |
O Ceará tem potencial para fortalecer seu turismo com cifras bilionárias nos próximos anos investindo em uma área basilar: o saneamento.
Levantamento do Instituto Trata Brasil, especialista no segmento, aponta que as cidades cearenses com vocação turística podem gerar R$ 3,8 bilhões adicionais em receita até 2040, caso alcancem a universalização do saneamento. O ganho anual para o Estado gira em torno de R$ 209 milhões, indica a pesquisa, elaborada em parceria com a consultoria EX Ante.
Em diversos pontos turísticos do litoral, persistem deficiências na coleta de esgoto e até no acesso à água tratada, mazelas que ainda afetam milhões de pessoas no Estado.
Um exemplo é Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza. Apesar do grande apelo turístico, mais de 80% da rede do Município não possui ligação com sistema de esgoto.
Em Fortim, a taxa sobe para 88% e em Cascavel, para 99%. Na ala oeste do litoral, os problemas se assemelham. Em Jijoca de Jericoacoara, esse índice supera 80% e em Amontada, 89%. Os dados são do IBGE.
Com informações do Diário do Nordeste.