quarta-feira, 25 de junho de 2025

Festejo Ceará Junino movimenta cidades do interior com dança e tradição

Foto Divulgação
O 25º Festejo Ceará Junino segue levando cultura e tradição ao interior do estado com as etapas classificatórias das quadrilhas juninas. Promovido pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult-CE), o circuito se estende, nesta semana, a seis municípios: Nova Russas, Itatira, General Sampaio, Quixelô, Jaguaruana e Limoeiro do Norte, com apresentações entre os dias 26 e 29 de junho.

Cada cidade recebe uma etapa regional do São João do Ceará, da qual sairá uma quadrilha classificada para a grande final, que ocorrerá em Aracati, entre os dias 17 e 20 de julho. Duas quadrilhas já garantiram vaga na disputa estadual. No último fim de semana, o Maravilha Junino, em Quixeramobim, consagrou a quadrilha Flor de Algodão, com o espetáculo “O Ouro Branco do Sertão”, uma homenagem ao algodão. Já em Tarrafas, a Junina Arriba Saia venceu o X Tarrafas Junino com o tema “Os Guardiões da Terra do Sol”, retratando a histórica resistência de Mossoró ao bando de Lampião.

A agenda desta semana começa nos dias 26 e 27, em Itatira, com o XVII Itajunino – O Sabor da Nossa História. O evento acontece na Praça da Matriz, no distrito de Lagoa do Mato, e será aberto com cortejos e apresentações culturais. Entre as quadrilhas participantes estão Arrasta Pé no Sertão (Itatira), Flor do Mamulengo (Canindé), Cumpade Jere (Canindé), Aquarela Sertaneja (Boa Viagem), Arraiá Pula Fogueira (Madalena) e Junina Folia no Sertão (Itatira).

Nos dias 27 e 28, o São João da Tradição chega ao município de General Sampaio, com apresentações no Ginásio Poliesportivo Chico Assis. O tema deste ano é “Simpatia, Crenças e Religiosidade“. A programação contará com grupos como Beija Flor (Itapajé), Festa na Roça (Itapipoca), além de quadrilhas infantis como Flor do Sertão e Maria Flor, que enaltecem a fé e os costumes populares.

Em paralelo, o Chitão 2025 será realizado em Quixelô, também nos dias 27 e 28, no Ginásio Francisco Amaro Guedes. Quadrilhas como Nação Nordestina (Iguatu) e Fogo do Sertão (Cedro) prometem apresentações marcadas por figurinos elaborados e narrativas emocionantes. No dia 28, é a vez de Jaguaruana receber o IV Circula São João – Festa no Interior, com apresentações na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Francisco Jaguaribe.

Fechando a semana, Nova Russas, na região dos Sertões de Crateús, recebe o festival nos dias 28 e 29 de junho, no bairro Progresso. A Arena de Eventos será palco para 15 quadrilhas, infantis e adultas, como Explosão Junina (Nova Russas), Paixão Junina (Crateús) e Raízes da Terra (Independência), que prometem animar o público com coreografias que unem tradição e inovação.

Toda a programação do 25º Festejo Ceará Junino pode ser acompanhada no perfil @‌saojoao.ceara.

Com informações do Site Opinião CE.