sábado, 28 de junho de 2025

Ceará tem 75% de seu território sob seca relativa

Foto Julio Caesar
Concluídos os meses da quadra chuvosa, o Ceará possui 75,5% de seu território apresentando algum tipo de seca. Os dados foram divulgados no mapa de maio do Monitor de Secas do Brasil e indicam o cerca de 73,96% da área total do Estado com seca fraca e outros 1,54% em condição moderada. 

O cenário representa um crescimento na área de seca em relação ao mês anterior, abril, quando 54,92% da Terra da Luz tinha alguma condição do tipo detectada. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), uma das autoras do mapa, a explicação para esse acréscimo está na irregularidade das chuvas a partir do mês quatro.

“As chuvas no Estado do Ceará se concentraram principalmente na parte mais norte do Estado e isso fez com que, principalmente a partir do mês de abril, a gente já começasse a perceber indícios de que a seca estava começando a voltar no território cearense”, explica o meteorologista da Funceme, Leandro Valente Jacinto, que também atua no monitor de secas.

As secas fracas que atingem a maior proporção do Estado são caracterizadas pelo monitor como de “curto prazo”. Valente explica que a nomenclatura é adotada para locais onde os impactos pela seca se restringem à produção agrícola e criação de animais, sem impactos.

Com informações do O Povo.