domingo, 1 de junho de 2025

Barbalha celebra 97 anos de Pau da Bandeira e inicia festejos de Santo Antônio neste domingo (1º)

Foto Clodoaldo Amaro/Prefeitura de Barbalha
Nos últimos dias, milhares de turistas chegaram ao Cariri cearense para celebrar uma das tradições mais importantes da região: a Festa de Santo Antônio de Barbalha, também conhecida como Festa do Pau da Bandeira, que neste ano chega a 97ª edição.

Patrimônio da cultura brasileira, o festejo gira em torno de ritos populares e homenagens ao padroeiro de Barbalha, e começa oficialmente neste domingo (1º), se estendendo até o dia de Santo Antônio, 13 de junho.

A celebração começa com a penitência que se tornou motivo de festa para toda a cidade: o carregamento e hasteamento do Pau da Bandeira, que, neste ano, será um tronco de jatobá de mais de três toneladas, carregado em um revezamento feito por mais de 300 homens.

Realizado entre o início da manhã e o fim da tarde, o carregamento é feito por 6 km, do Sítio Roncador até o Centro Histórico de Barbalha, onde o Pau da Bandeira é cercado por barbalhenses e turistas que, por tradição, buscam tocar ou sentar no tronco como parte das simpatias para casar ou encontrar um grande amor.

Enquanto os carregados fazem o árduo trajeto do Pau da Bandeira, os fiéis e entusiastas da cultura popular podem aproveitar uma programação intensa nas ruas do Vidéo e da Matriz, principais pontos da festa.

Pela manhã, às 9h, a Igreja Matriz de Santo Antônio realiza a Missa de Benção da Bandeira, momento de união e fé que dá início à tradição religiosa dos festejos.

Já entre manhã e tarde, bandas cabaçais, grupos de reisado, quadrilhas juninas, trupes circenses, mestres da cultura e outros artistas e brincantes enchem as ruas de Barbalha de muita cor e arte, num cortejo que deve contar com mais de 70 atrações.

Em meio ao cortejo, os símbolos da Festa do Pau da Bandeira são exibidos ao público – a bandeira e imagem de Santo Antônio, símbolos religiosos, e a Cachaça do Vigário, bebida tradicional que evoca a união entre sagrado e profano que caracteriza boa parte das festas de padroeiros de cidades nordestinas.

No fim da tarde, antes do escurecer, o Pau chega em frente à Igreja da Matriz, onde é erguido com a bandeira de Santo Antônio – cujo tecido é preenchido com nomes de fiéis que também contam com a ajuda do Santo Casamenteiro – em frente à Igreja Matriz da Cidade.

Após o momento de fé e muita alegria, shows de artistas como Waldonys, Elba Ramalho, Flávio José e Falamansa ocupam quatro palcos no Centro da cidade, no encerramento da primeira noite oficial de festa.

Dos ritos religiosos à programação festiva, a abertura do evento deve reunir cerca de 250 mil pessoas, segundo a Prefeitura de Barbalha.

Com informações do Diário do Nordeste.