sábado, 7 de junho de 2025

Banco Central do Brasil publica regras para evitar fraudes por empresas no Pix automático

Foto Shutterstock 
Com lançamento previsto para o próximo dia 16, o Pix automático ganhou ferramentas de segurança para prevenir fraudes por empresas. O Banco Central (BC) editou regras para garantir a honestidade das pessoas jurídicas que receberão os pagamentos recorrentes.

As instituições financeiras associadas ao Pix deverão verificar a idoneidade das empresas, avaliando a confiabilidade e integridade dos clientes que oferecerem o Pix automático.

Bancos e instituições de pagamentos deverão checar uma série de informações das empresas, divididas em três eixos: dados cadastrais, compatibilidade entre a atividade econômica e o serviço ofertado no Pix automático e histórico de relacionamento com o participante.

Os dados cadastrais a serem verificados são os seguintes:

Data de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ);

Situação cadastral dos sócios e administradores no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);

Tipo de capital da empresa, privado ou público;

Atividade econômica conforme a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE);

Natureza jurídica;

Informações de atividade da empresa.

Na compatibilidade entre a atividade econômica e o serviço ofertado no Pix automático, as seguintes informações devem ser checadas:

Compatibilidade entre a atividade econômica e o serviço oferecido para o Pix automático;

Quantidade de funcionários,

Valor do capital social;

Faturamento.

Em relação ao histórico do participante e as informações de segurança, as instituições devem analisar os seguintes dados:

Tempo de abertura da conta e uso de outros meios de cobrança, quando o participante atuar como provedor de conta transacional;

Frequência das transações com o participante.

Com informações da Agência Brasil.