![]() |
Foto Renato Bezerra |
O Aeroporto Internacional de Fortaleza perdeu mais uma posição entre os terminais com maiores movimentações internacionais do Norte e Nordeste. Após Salvador ultrapassar a Capital cearense, Recife atingiu um resultado maior em abril deste ano.
Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), no mês passado, Fortaleza movimentou 33,7 mil passageiros de voos internacionais, contra 37,9 mil de Recife e 41,6 mil de Salvador.
A perda de posição internacional ocorreu após 15 meses na segunda colocação, atrás apenas de Salvador.
A perda de posição do Aeroporto de Fortaleza tem relação com o fim de voos adicionais da Air France para Paris no último mês de março e o fim da terceira frequência semanal extra da Gol para Buenos Aires.
Em termos de novos voos, o voo semanal da Air France para Caiena não conseguiu sustentar a tendência de queda.
Comparando abril de 2025 com abril de 2024, porém, o Aeroporto Pinto Martins cresceu 9,5% em movimentação internacional.
Conforme comentamos no mês de abril, era esperado que Fortaleza fosse ultrapassada também por Recife. Ainda mais, espera-se que a diferença cresça nos próximos meses, dado que a capital pernambucana verá o início de novos voos internacionais: Jetsmart para Buenos Aires e Azul para Europa.
Em Fortaleza, porém, o único novo voo internacional previsto se processará com a chegada da Iberia em janeiro de 2026.
Corroborando com menores quantidades de passageiros internacionais, entre Salvador, Recife e Fortaleza, o aeroporto da capital cearense tem tido seguidamente a menor taxa de ocupação de aeronaves em voos internacionais, com 78% de ocupação de seus voos.
Salvador e Recife apresentaram 81% e 82%, respectivamente. A cada 1 ponto percentual a menos, são 400 passageiros a menos viajando.
Com informações do Diário do Nordeste.