![]() |
Foto Cleovilene Santana - Ascom SAP |
A Unidade Prisional Regional de Sobral (UP-Sobral) doou mais de 120 quilos de hortaliças ao programa Ceará Sem Fome, iniciativa do Governo do Estado que combate a insegurança alimentar em comunidades cearenses
Os alimentos são cultivados na horta da própria unidade. Atualmente, cerca de 50 internos participam diretamente das atividades na horta, onde desenvolvem habilidades agrícolas, promovem uma alimentação saudável e têm acesso ao benefício de remição de pena — um direito previsto em lei que reduz a pena do preso em troca de trabalho ou estudo.
Além dos internos, o projeto também conta com o apoio voluntário de 35 policiais penais, que atuam fora do horário de expediente, contribuindo com conhecimento técnico e o manejo da área produtiva, que ocupa cerca de um hectare.
Desde janeiro de 2025, os produtos colhidos na horta vêm sendo doados regularmente ao Ceará Sem Fome, com uma média de 120 quilos por mês. Nesta última ação, as hortaliças foram destinadas à Associação Comunitária Padre Osvaldo Chaves, que atua no acolhimento de famílias em situação de vulnerabilidade. Também foram doadas mudas de plantas medicinais, que serão encaminhadas para outras instituições parceiras.
Com informações do Governo do Ceará.