domingo, 11 de maio de 2025

Pescador captura pirarucu de 66 quilos em açude do Ceará

Foto Reprodução/Cinthia Kelly
Um pirarucu de 66 quilos foi capturado nessa última  quinta-feira, 8, no Açude da Maricota, localizado na comunidade de Maniçoba dos Nunes, em São Luís do Curu, no Ceará. O pescador Mardeilson dos Santos Nunes, de 44 anos, conseguiu fisgar um pirarucu de 1,94 metros.

Segundo Mardeilson, o peixe capturado foi introduzido no reservatório há cerca de quatro anos, junto com outros da mesma espécie, como parte de um projeto local de piscicultura. Desde então, moradores e pescadores tentavam capturar alguns dos grandes peixes, mas poucos obtiveram sucesso.

"Esse pirarucu, a gente colocou aí no açude ainda pequeno. E como nosso açude é pequeno, ele cresceu muito rápido. Já fazia dias que eu vinha tentando tirar ele, mas é um peixe muito esperto. Muita gente já tentou e não conseguiu", contou Mardeilson.

O pescador revelou que passou dias observando os hábitos do animal, analisando os horários em que ele costumava subir à superfície para respirar e os locais do açude onde nadava com mais frequência.
Com esse conhecimento, ele preparou uma rede artesanal com a ajuda de um amigo: "Eu consegui só o pano da rede com um colega meu. Aí comprei a linha, o chumbo, as boias e entralhei tudinho. Armei justamente no ponto onde ele sempre passava."

A estratégia funcionou. No fim da tarde da última quarta-feira, 7, o peixe acabou se enroscando na rede e morreu pouco depois, já que o pirarucu precisa subir à superfície a cada 15 a 30 minutos para respirar.

"Ele malhou, se enganchou, e acabou morrendo afogado. O pirarucu morre rápido quando fica preso assim, porque ele precisa subir pra pegar oxigênio", explicou.

Com informações do O Povo.