quinta-feira, 8 de maio de 2025

Nordeste é a região mais satisfeita com a democracia no Brasil

Foto: Agência Brasil
Os brasileiros apoiam a democracia, mas não estão satisfeitos com a forma como ela funciona no Brasil. Essa é a conclusão de estudo realizado pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia, Representação e Legitimidade Democrática (INCT ReDem), vinculado à Universidade Federal do Paraná (UFPR). Relatório publicado nesta quinta-feira (8) aponta que 89% dos brasileiros são democratas convictos, mas apenas 38,2% estão satisfeitos com o funcionamento da democracia brasileira. 

O nível de satisfação varia de acordo com a região do País. O Nordeste, por exemplo, possui o maior grau de contentamento, com 49,4% — índice próximo à metade dos nordestinos se declarando satisfeitos ou muito satisfeitos com a democracia.

Nas regiões Sul e Norte, quase metade da população também está satisfeita — com 48,3% e 45,3%, respectivamente. No entanto, o índice de satisfação diminui bastante nas regiões Sudeste, com 35,6%, e Centro-Oeste, com 27,9%.

A pesquisa foi realizada em fevereiro de 2025. Foram feitas entrevistas domiciliares com 1.504 brasileiros maiores de 18 anos de todas as regiões do País. O nível de confiança da pesquisa é de 95%, com margem de erro de 2,5.

O relatório também traz outros recortes quanto ao nível de satisfação dos brasileiros com a democracia. Pessoas com renda acima de R$ 10 mil (73,3%), com Ensino Superior (55,8%) e com idade entre 35 e 44 anos (58,5%) são as mais insatisfeitas.

Por outro lado, pessoas com renda inferior a R$ 3 mil (42,4%), com escolaridade até o Ensino Fundamental (45,7%) e com idade entre 18 e 24 anos (49,2%) são as mais satisfeitas.

Com informações do Diário do Nordeste.