![]() |
Foto Site Opinião CE |
O setor industrial do Ceará segue demonstrando confiança para os próximos meses, segundo a mais recente Sondagem Industrial, realizada pelo Observatório da Indústria Ceará em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Assim como no mês de março, os industriais mantêm uma visão positiva sobre o futuro, mas enfrentam questões negativas por conta dos juros mais altos e pela carga tributária.
Em abril, todos os indicadores de expectativa ficaram acima da marca dos 50 pontos, o que sinaliza otimismo dos industriais. O maior destaque foi a expectativa de aumento na demanda, que atingiu 60,6 pontos no Estado, superando a média nacional, de 55,7.
Apesar do cenário positivo, essa confiança no setor enfrenta desafios importantes. No primeiro trimestre de 2025, os empresários apontaram como principais dificuldades a carga tributária elevada (32,3%) e as altas taxas de juros (30,7%). A pesquisa ainda destaca que a taxa Selic em níveis altos tem dificultado o acesso ao crédito e reduzido a disposição das empresas para investir, fator que pode comprometer o ritmo da atividade industrial no Estado.
“O otimismo do industrial cearense é um sinal positivo. No entanto, fatores como a alta dos juros e o peso da carga tributária seguem como obstáculos à expansão da atividade e dos investimentos”, afirmou Laís Veloso, coordenadora de Inteligência Competitiva do Observatório da Indústria Ceará.
O que é a pesquisa?
A Sondagem Industrial é um estudo lançado mensalmente para captar as perspectivas dos empresários em relação ao setor, entender suas intenções e estratégias gerais. Nesse sentido, a Sondagem Industrial consegue transmitir a visão da indústria estadual, segundo o conceito divulgado pela própria pesquisa.
Com informações do Site Opinião CE.