terça-feira, 6 de maio de 2025

Com especulação de tarifaço de Trump, exportações do Ceará dobram em março

Foto Ismael Soares
As exportações cearenses mais que dobraram em março deste ano, chegando a US$ 227,3 milhões. Segundo especialistas, o crescimento foi resultado da expectativa em torno das tarifas que seriam anunciadas apenas em abril por Donald Trump, presidente dos Estados Unidos.

Com o resultado, o primeiro trimestre encerrou com US$ 453 em vendas do Ceará para outros países, crescimento de 47% na comparação com igual período de 2024, segundo dados do Comex Stat, plataforma do Governo Federal que reúne dados do comércio exterior brasileiro.

Para Augusto Fernandes, diretor da JM Negócios Internacionais, o que aconteceu foi de certa forma “previsto”. “As compras se anteciparam, justamente para evitar mais tarifas e bloqueios”. Perguntado sobre o que esperar para os resultados de abril e dos próximos meses, ele destaca que o Ceará conta com vantagens competitivas ante outros mercados, a exemplo da “localização geográfica e da eficiência do Complexo do Pecém”.

“O Ceará conta com uma grande vantagem que é a geográfica e, isso, tarifa nenhuma vai mudar. Estamos perto do maior mercado consumidor do mundo, que é os EUA. O segundo ponto é a eficiência do Complexo do Pecém, oferecendo vantagem administrativa no sentido de encontrar parcerias de negócios”, destaca Fernandes.

Com informações do Diário do Nordeste.