![]() |
Foto Mais FM |
Homenagens, música, lives, missa solene e sessão da Assembleia Legislativa integram calendário comemorativo aos 100 anos de nascimento do primeiro bispo da Diocese de Iguatu
A cidade de Iguatu vive dias de intensa celebração e emoção com a programação dedicada ao Centenário de nascimento de Dom José Mauro Ramalho de Alarcón e Santiago, primeiro bispo da Diocese de Iguatu, que esteve à frente da diocese por 38 anos e marcou profundamente a vida religiosa e social do Centro-Sul do Ceará.
A programação festiva teve início no sábado (10), quando a Rádio Mais FM recebeu Ruy Rodrigues, Bevenuto e Bismarck para uma manhã de música e poesia em homenagem às mães e a Dom Mauro.
Neste último domingo (11), as atividades continuaram com a celebração em Ação de Graças pelos três anos do programa Narrativas de Memórias, acompanhada de um café da manhã especial em homenagem às mães, realizado na sede do Instituto Dom Mauro. Também hoje, às 10h30, o cantor e poeta Zé Vicente realiza uma live especial em suas redes sociais (Instagram, Facebook e YouTube) para homenagear Dom Mauro.
A expectativa agora se volta para a próxima quarta-feira, dia 14 de maio, data oficial do centenário de nascimento de Dom Mauro. Às 18h, será celebrada uma missa solene na Igreja Matriz de Senhora Sant’Ana, presidida por Dom Geraldo Freire e com a presença do clero diocesano. Logo após, às 19h, no adro da igreja, será realizado o descerramento de uma placa comemorativa e a publicação da lei que denomina oficialmente como “Avenida Dom José Mauro Ramalho de Alarcón e Santiago” a antiga Avenida do Detran, que interliga a CE-060 à linha férrea. O momento será abrilhantado pela apresentação do Coral Humberto Teixeira.
A programação segue no sábado, 17, com participação especial no programa da Diocese na Rádio Jangadeiro FM, ao meio-dia. E no domingo, 18, às 8h da manhã, o programa A Voz do Pastor, da Rádio Jornal FM, terá uma edição especial dedicada à memória e ao legado do bispo.
O ponto alto institucional das homenagens será no dia 29 de maio, quinta-feira, com uma sessão solene da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará no campus multiinstitucional de Iguatu. O evento não apenas celebrará o Centenário de Dom Mauro, mas também prestará homenagem às instituições públicas de ensino superior da cidade, cuja consolidação contou com a forte atuação do bispo: 70 anos do IFCE, 50 anos da Uece, 20 anos da Uva e 10 anos da criação do campus unificado.
As comemorações devem continuar durante o mês de julho, em sintonia com os festejos de Senhora Sant’Ana, padroeira da cidade, e se estenderão até o fim do ano com o encerramento do Jubileu da Esperança, marcando a conclusão do ciclo comemorativo ao Centenário de Dom Mauro, símbolo de fé, sabedoria e compromisso com o povo.
Com informações da Mais FM.