![]() |
Foto Filipe Dutra/ Ascom HGF |
Buscando reforçar a necessidade do atendimento a pessoas idosas, a coordenadora de Políticas Públicas para as Pessoas Idosas, Vyna Leite, comentou, em entrevista ao Opinião CE, a importância do uso de ferramentas tecnológicas na proteção de pessoas de idade avançada. Segundo a coordenadora, através do Disque 100, apenas em 2025, foram realizadas mais de 800 denúncias de violência contra a pessoa idosa.
“É um número muito alarmante, a gente sabe. O estado do Ceará tem uma rede de proteção que vai desde uma delegacia especializada até o centro de referência. Nós temos hoje também centro de referência em direitos humanos na cidade do Crato, na cidade de Sobral, além de Fortaleza, que recebem e acolhem também as denúncias, mas quem não quer fazer a denúncia de forma presencial, quer fazer de forma anônima, por um telefone, ele pode acessar o Disque 100″, informou.
Considerando essa necessidade, a Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih) realiza aulas voltadas ao atendimento de pessoas idosas e com deficiência no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). A Sedih atua na promoção e defesa dos direitos das pessoas idosas e com deficiência através das articulações das coordenadorias especializadas nas temáticas. Ações como essa visam melhorar a qualidade do atendimento, garantindo inclusão, autonomia e uma melhor experiência para essa população. Participaram profissionais do Serviço Social e assistentes sociais residentes no HGF.
“Quem tem um smartphone ou um computador para conversar com o mundo de forma digital, para procurar os seus direitos, fazer uma pesquisa, essa pessoa também consegue combater a violência, ela tem mais acesso aos seus direitos. E aprender isso de forma segura é muito importante”, apontou.
Com informações do Site Opinião CE.