segunda-feira, 12 de maio de 2025

AVC mata uma pessoa a cada 7 minutos no Brasil; estudo estima que doença pode provocar 10 milhões de óbitos por ano até 2050

Foto Reprodução, via Ceará Agora 
Os dados do Portal da Transparência dos Cartórios de Registro Civil apontam que o AVC (Acidente Vascular Cerebral) é uma das principais causas de morte no Brasil, provocando, em 2025, a cada 7 minutos, uma vítima fatal. Entre primeiro de janeiro e 5 de abril, a doença foi responsável por 18.724 óbitos.

Os números mostram que, além de ser uma das principais causas de morte, o AVC é, ao mesmo tempo, o fator determinante de incapacidade adquirida no mundo.

Segundo o estudo, a estimativa é que 70% dos pacientes não retornam ao trabalho após um AVC, sendo que 50% ficam dependentes de terceiros para atividades básicas.

ATENDIMENTO PRECÁRIO NA REDE DE SAÚDE

‘’O tratamento do AVC precisa ser ágil, regionalizado e hierarquizado, com centros organizados conforme as portarias do Ministério da Saúde, que infelizmente ainda não são respeitadas’’, alerta o neurologista Daniel Paes Santos, membro titular da Academia Brasileira de Neurologia e Fellow da European Academy of Neurology,

Segundo Daniel, o Brasil avançou nos tratamentos e na estruturação da abordagem da doença, mas o AVC ainda representa uma “tragédia”, mesmo nas grandes cidades.

‘’No Brasil, a situação é particularmente grave. Os grandes centros do Brasil não estão preparados para cuidar adequadamente desses pacientes’’, afirma o neurologista, em declaração publicada pelo Jornal O Globo.

Com informações do Ceará Agora.