![]() |
Foto Mais FM |
A coordenadora de Imunização de Iguatu, Juliana Saraiva, reforçou nesta semana a importância da vacinação contra a gripe, especialmente diante do atual cenário de aumento de síndromes gripais no município.
Segundo ela, a campanha segue em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), sede e zona rural, agora está disponível para população geral – a partir de 6 meses de idade, e deve proteger um maior número de indivíduos diante da ampliação da campanha.
A coordenadora alertou ainda para a intensa circulação de vírus respiratórios, como influenza, gripes e covid-19. O imunizante oferecido protege contra os principais vírus da gripe em circulação: H1N1, H3N2 e Influenza B. A vacinação anual é recomendada porque o vírus da gripe sofre mutações frequentes, exigindo atualização constante da fórmula da vacina. Segundo Juliana, a vacina é segura e, na maioria dos casos, pode causar apenas efeitos leves, como dor no local da aplicação, febre baixa ou mal-estar passageiro.
Além da vacinação, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Iguatu, Dágila Bandeira, chamou atenção para o número de casos de dengue registrados em Iguatu. Segundo ela, o município tem 40 pessoas notificadas com suspeita de dengue, com 7 casos confirmados em 2025. A procura por atendimentos médicos relacionados a sintomas da doença tem sido constante nas últimas semanas.
A coordenadora reforçou ainda a importância de buscar atendimento médico nos primeiros dias de sintomas para a realização de exames dentro do período indicado para detectar cada doença suspeita.
Com informações da Mais FM.