![]() |
Foto Maciel Bezerra/Ascom Funceme |
Passados os três primeiros meses da quadra chuvosa (fevereiro, março e abril), já é possível confirmar que as chuvas ficaram abaixo da média do que era esperada.
Entre todos os municípios do Sertão Central, Solonópole foi o que teve menos chuva tanto em termos proporcionais como em porcentagem.
Para o período de fevereiro a abril a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) prevê o total de 469 mm em decorrência das chuvas, mas o que se contabilizou foram apenas 240 mm, ou seja, 189 mm de chuva a menos do que era esperada, uma redução de 48,8% da média.
Dos 18 municípios da região, 16 contabilizaram uma pluviometria abaixo da média esperada para os meses de fevereiro, março e abril. Somente Ibaretama e Caridade as chuvas foram acima da média. Nesta última, eram esperados 397 mm, mas choveu um total de 452 mm. Já em Ibaretama a média de chuvas no trimestre observado é de 425 mm, mas choveu 578 mm, 36% a mais.
De acordo com os dados da Funceme em Quixadá o normal no período contabilizado é 448 mm de chuvas, mas a pluviometria no município foi de 343 mm, um desvio negativo de 23%
Com informações do Site Revista Central.