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Foto JL Rosa |
A proporção de professores concursados nas redes municipais no Ceará atingiu o menor índice, em 2024, na comparação com os anos da última década. Em 2015, os efetivos representavam 61,5% do quadro de docentes nos estabelecimentos de ensino geridos pelas cidades cearenses. Dez anos depois, essa parcela passou a 51,6% de todos os profissionais.
Dados do Censo Escolar 2024, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na última quarta-feira (7), mostram que o total de professores nas redes municipais do Estado teve aumento de quase 15% nesse período, passando de pouco mais de 63,9 mil em 2015 para 73,2 mil em 2024.
Porém, ao observar o tipo de contrato desses professores com a gestão pública, percebe-se que houve redução de quase 4% dos profissionais com vínculo efetivo — com 1.525 professores a menos —, enquanto o total de educadores com contrato temporário cresceu quase 45%, com aumento de mais de 10,8 mil professores na comparação entre 2015 e 2024.
A série histórica de 2015 a 2024 mostra que a primeira vez que a proporção de concursados esteve abaixo de 60% foi em 2022, quando atingiu 56,1%. Desde então, esses profissionais representam uma parcela cada vez menor do quadro de funcionários das escolas municipais, passando para 54,4% em 2023 e 51,6% em 2024.
Nesse mesmo período, a proporção de contratos temporários ultrapassou os 40% pela primeira vez, em 2022, e atualmente já representa quase metade dos docentes (48,1%).
Com esses resultados, o Ceará ocupa a 16ª posição no ranking nacional da proporção de concursados nas redes de ensino municipais e a 6ª no Nordeste.
Em todo o País, Alagoas tem a rede municipal com a menor proporção de concursados, representando apenas 37,6%, enquanto os temporários são 60% dos professores.
Já o Paraná está na posição contrária, com os professores concursados representando 86% dos docentes das escolas municipais. Lá, os temporários não chegam a 10%.
Com informações do Diário do Nordeste.