sábado, 19 de abril de 2025

Pão de coco é considerado iguaria típica do Ceará na Semana Santa

Foto Reprodução
O pão de coco é uma das principais tradições da Páscoa no Ceará, tendo sido reconhecido, inclusive, como patrimônio histórico, cultural e imaterial do estado. A iguaria, que pode ser encontrada durante o ano todo, torna-se praticamente indispensável nas mesas dos cearenses no período da Semana Santa.

Semelhante ao pão de massa fina conhecido localmente como “sovadinho”, o pão de coco se diferencia pela massa adocicada e pelo uso de coco ralado, que pode aparecer também polvilhado ou queimado na superfície. A abundância do coco no Ceará contribuiu para a adaptação da receita, que tem raízes na panificação portuguesa, especialmente no folar de Páscoa, tradicional em Portugal.

Essa adaptação regional transformou o pão de coco em um símbolo local, diferente de outras receitas pascais europeias, como a colomba italiana ou o hot cross buns inglês.

A origem exata do pão de coco é incerta, mas a tradição da iguaria está enraizada no Ceará há mais de um século, sendo passada de geração em geração como parte das celebrações da Páscoa. Para além disso, a simbologia do pão está ligada à partilha e comunhão, valores presentes nas celebrações cristãs.

Em 15 de abril de 2025, a Assembleia Legislativa do Ceará aprovou o reconhecimento do pão de coco como patrimônio histórico-cultural e imaterial do estado, em projeto de lei de autoria do deputado estadual Romeu Aldigueri, presidente da casa legislativa. O parlamentar destacou que o pão transcende a culinária, sendo um elo entre gerações e presente em momentos afetivos, celebrações populares e na cultura alimentar do povo cearense, tanto no litoral quanto no interior.

Além do valor cultural, o pão de coco movimenta a economia local, gerando empregos diretos e indiretos em padarias, confeitarias e comércio. Durante a quaresma, a procura pelo pão aumenta até 500%, com a expectativa de venda de mais de 3,3 milhões de unidades neste ano, segundo o Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Ceará (Sindpan).

Com informações do Portal GC Mais.