quarta-feira, 2 de abril de 2025

Agricultor do interior do Ceará viraliza ao comer em bacia gigante e ganha mais de 100 mil seguidores

Foto Arquivo pessoal 
No lugar de um prato, uma bacia! É assim que o agricultor Geová Cordeiro, mais conhecido como "Pidinha", tem conquistado a web há pelo menos dois anos com vídeo gravados na zona rural de Paraipaba, interior do Ceará. Ele viraliza mostrando suas refeições em uma bacia de alumínio e a mistura de 'cearensês' com originalidade.

Peixe cozido, pato, pirão e baião de dois são alguns dos destaques de sua página. A rotina de Pidinha, de 49 anos, se divide entre cozinhar, cuidar de seus animais no sítio onde mora, pescar e, claro, gravar seu conteúdo. Foi assim que ele conquistou mais de 100 mil seguidores. Segundo o agricultor, os vídeos refletem sua "vida real", sem grandes edições:

"Eu sempre gostei de fazer os outros rirem. Um dia, estava em um restaurante fazendo o pessoal rir e a filha de um prefeito chegou para mim e disse para gravar e postar. Ela me chamou de humorista e eu nem sabia o que era. Um dia, eu gravei um vídeo (de uma receita) e viralizou. Não é que deu certo?!", contou Geová ao g1.

Na produção de conteúdo, Pidinha conta com a ajuda de seu filho, Valdemar Cordeiro. Ele capta imagens, faz edições, publica, interage com o público - tudo sob supervisão do pai, que lida pouco com as burocracias da internet.

Um de seus vídeos de mais sucesso mostra Pidinha comendo um peixe cozido com macarrão... na bacia. E não pode faltar um molho de pimenta para dar mais sabor. Sentado no quintal de seu sítio, ele saboreia a comida caseira (veja no início da matéria). Já outro conteúdo mostra o agricultor pescando na região:

Pidinha garante: ele come tudo que tem na bacia e não tem problema em dividir com as visitas.

O cearense aprendeu a cozinhar ainda na juventude, quando era surfista e fazia as refeições para os amigos. Foi nessa época, inclusive, que ganhou o apelido:

"Eu sempre gostei de agradar o pessoal e começaram a aparecer uns surfistas na praia de Paracaru. Eu dava café para eles com grolado (comida típica feita com massa de mandioca), levava xícaras, copos, mas não dava para todo mundo. Aí veio uma ideia na minha cabeça: fui em casa, enchi a bacia da minha mãe com grolado, outra de café e levei. Quando os surfistas saíram do mar, todo mundou tomou café e acharam graça da minha ideia. Nunca mais deixei de comer na bacia", contou Geová.

O que pouca gente sabe é que o humor, as receitas e a produção de conteúdo na internet ajudam Pidinha a lidar com um problema antigo, o alcoolismo. O agricultor está livre do vício há cerca de 10 anos e desde que começou a publicar os vídeos, o foco na produção o tem deixado afastado das bebidas.

"Eu falo para ele que não pode parar. Muitos não sabem que ele é um ex-alcoólatra. Ele bebeu durante anos e hoje são 10 anos liberto. Ele não pode mais voltar, porque tem mais de 100 mil pessoas para atender. Ele dormia no chão, mendigava e tudo. Hoje a internet está proporcionando uma vida diferente para ele. Não uma vida milionária, mas para ficar bem", comentou Valdemar, o filho.

Com informações do G1 Ceará