![]() |
Foto Fábio Lima |
O governador Elmano de Freitas (PT) anunciou a abertura de 60 novos leitos destinados a cirurgias ortopédicas de média e alta complexidade no Hospital Universitário do Ceará (HUC), localizado no bairro Itaperi, em Fortaleza. A medida foi divulgada durante visita à unidade na manhã deste sábado, 5.
A medida, anunciada 17 dias após a inauguração do HUC, faz parte do processo de ampliação dos serviços da unidade e deve ser concretizada até o fim de abril. A instalação de novos leitos tem como foco a redução das filas por procedimentos ortopédicos mais complexos no Estado.
Durante a visita deste sábado, o governador esteve no espaço que será destinado aos pacientes de ortopedia, tanto em períodos pré quanto pós-operatórios. A secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara Coelho, também acompanhou a agenda.
“Voltei hoje ao Hospital Universitário do Ceará para saber como tem sido os primeiros dias de atendimento na unidade, conversar com os pacientes e os profissionais desse equipamento, que é um dos maiores hospitais públicos do País e que, para o nosso orgulho, já vem salvando muitas vidas”, disse Elmano.
De acordo com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), o HUC ultrapassou a marca de 570 atendimentos desde a inauguração. Desses, foram realizadas 161 internações, 129 cirurgias e 29 procedimentos cirúrgicos. O investimento para a construção do Hospital foi de R$ 667,71 milhões.
Quando estiver em pleno funcionamento, o HUC contará com 832 leitos, sendo 180 leitos complementares, e oferecerá atendimento em mais de 30 especialidades médicas. A unidade é voltada à assistência terciária, especializada em casos de alta complexidade, além de dar suporte a outros hospitais públicos da Região de Saúde de Fortaleza e aos hospitais regionais do Estado. O acesso dos pacientes ocorre por meio da Central de Regulação do Estado.
Com informações do O Povo.