domingo, 6 de abril de 2025

Cristo Protetor, maior que estátua do Rio deJaneiro, ganha complexo e movimenta turismo no Rio Grande do Sul

Foto Reprodução/Instagram
A estátua de 37,5 metros de altura do Cristo Protetor, localizada em Encantado — a cerca de 145 quilômetros de Porto Alegre —, movimenta inúmeros religiosos ao pequeno município do Rio Grande do Sul. A imagem foi inaugurada em junho de 2021 e finalizada no ano seguinte.

Com o grande número de visitantes, neste domingo (6), será aberto um complexo no entorno da estrutura, que deve contar com uma capela, espaços de reflexão e praça de alimentação, além de estrutura para passeio e visitação.

Conforme as redes sociais do Cristo Protetor, a cerimônia está marcada para as 10h, e a Associação Amigos de Cristo de Encantado (AACE) estima que duas mil pessoas, incluindo doadores, associados, autoridades políticas e religiosas, participem da inauguração oficial.

O parque conta com várias edificações, entre elas uma capela toda envidraçada em meio à mata nativa; a Fonte dos Apóstolos; Caminho dos Salmos, um trajeto que demarcará os pontos-chave de peregrinação, tendo início no portal de entrada do complexo, até a estátua do Cristo, com citações dos respectivos salmos da Bíblia.

Os visitantes do Cristo Protetor de Encantado também podem conhecer a Fonte da Vida, situada no pedestal da obra, com oito nichos. As quedas d'água simbolizam a ressurreição de Jesus Cristo. Além disso, existe um local que guarda os nomes das pessoas que contribuíram, de forma espontânea, para a construção do momento.

No quesito sustentabilidade, o projeto idealizado pelas arquitetas Daniela De Conto, Gislaine Castoldi, Thais Castellani e a engenheira Lais Ferreira, prevê o aproveitamento da água da chuva para o paisagismo e estação de tratamento de esgoto de todo o complexo.

O Complexo do Cristo Protetor conta ainda com outros serviços aos visitantes, tais como bilheteria, praça de alimentação, sanitários e salas comerciais. A ideia é trazer mais atrativos para o espaço, além de comodidades para os visitantes que forem até o Vale do Taquari para conhecer o monumento.

Com informações do Diário do Nordeste.