domingo, 6 de abril de 2025

Com mais de 90% da capacidade, Açude Orós, segundo maior do Ceará, está a menos de 1 metro de sangrar

O Açude Orós, localizado no município homônimo, no Centro-Sul cearense, está próximo de sangrar. Conforme divulgou o deputado estadual Simão Pedro (PSD), o reservatório, segundo maior do Ceará, alcançou 90,97% da capacidade total. As informações seriam do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca. 

Ainda de acordo com o parlamentar, faltam apenas 89cm para o Orós sangrar, o que não ocorre desde o ano de 2011. Após o episódio, a seca que assolou o Estado fez com que o açude passasse por maus momentos, chegando a apenas 4,73% de volume, em 2020.Foto: Divulgação/Cogerh

Os dados divulgados pelo prefeito eleito de Orós – e que se licenciou para cumprir o mandato de deputado – divergem do índice divulgado pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), instituição vinculada à Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). De acordo com o órgão cearense, o reservatório está com80,16% de sua capacidade cheia. A atualização é das 17h30 deste sábado (05).

Mesmo inferior ao apresentado pelo parlamentar, o volume divulgado pela Cogerh já é a melhor marca desde julho de 2012. A capacidade de armazenamento do açude é de 1,9 bilhão de metros cúbicos (m³).

O reservatório, além de auxiliar na perenização do Rio Jaguaribe, também é utilizado para a irrigação do Médio e Baixo Jaguaribe e para a piscicultura. No último mês de março de 2024, em reunião de avaliação da Operação de 2024, o Comitê de Bacia indicou que o Orós finalizou o ano com saldo positivo, já que a vazão de 4.442 litros por segundo foi inferior ao volume alocado, de 4.500 litros por segundo.

Com informações do Site Opinião CE.