![]() |
Foto Arquivo/SDE |
O Governo do Ceará promove estudo de viabilidade para a criação de um cluster econômico de exportação de carnes para o mercado islâmico. A iniciativa ocorre em três frentes, analisando as melhores raças de ovinos e caprinos para abate, locais para instalação de um abatedouro e prospecção de mercados no Oriente Médio.
O prazo estimado para a conclusão dos estudos é em até quatro meses. A iniciativa é liderada pela Secretaria Executiva de Agronegócio (pasta do Desenvolvimento Econômico), que já negocia há meses a implantação do primeiro aglomerado de exportação para o mercado halal de caprinos e ovinos no Brasil.
O corte halal é um procedimento de abate de animais conforme as leis alimentares islâmicas.
A empresa interessada na instalação da operação industrial faz parte do Grupo Vicunha, que já possui outros investimentos no Ceará, como indústrias têxteis e fazendas de manga.
O grupo empresarial possui um abatedouro de caprinos no estado de São Paulo, onde exporta parte da produção para o Oriente Médio. Na negociação, o Ceará quer se viabilizar com base nos estudos como opção viável para o início de uma operação industrial.
Com informações do O Povo.