terça-feira, 1 de abril de 2025

Analfabetismo é menor entre mulheres no Ceará

Foto Hiane Braun/ Casa Civil
Segundo pesquisa realizada pelo IPCE, no Ceará, o analfabetismo é menor entre as mulheres do que entre os homens. Além do dado apontado, a escolarização das mulheres é maior que a dos homens. 

Em 2023, o nível de instrução das mulheres, com 25 anos ou mais, superou o dos homens cearenses. Vale ressaltar que o Ceará tem cerca de 256 mil mulheres a mais do que homens. A população do Estado é composta por 4,7 milhões de mulheres (51,4%) e 4,5 milhões de homens (48,6%).

O estudo elaborado pela Diretoria de Estudos Sociais (Disoc) também mostrou outras importantes constatações. O rendimento médio da mulher ocupada foi melhor que o dos homens, além de aumentar o número de mulheres no papel de “pessoa de referência”, superando o de homens no Ceará.

Elaborado pela assessora Técnica da Diec, Raquel Sales, e da analista de Políticas Públicas da Diec, Jimmy Oliveira, que têm como diretor o professor José Meneleu Neto, o estudo traz outras informações onde as mulheres lideram, como que entre os 20% mais pobres, 61,4% são de domicílios liderados por mulheres, ou seja, 22,8 pontos percentuais a mais que os homens, e a proporção de domicílios em situação de pobreza em domicílios chefiados por mulher (10,5%) foi maior do que por homens (7,9%).

A assessora técnica ressalta que, apesar de as mulheres terem mais escolaridade e estarem à frente dos lares, elas recebem menor remuneração. “Políticas voltadas às mulheres mais vulneráveis são de extrema importância, pois as mulheres que chefiam domicílios são mais afetadas pela pobreza, insegurança alimentar e na simulação sem programa social a desigualdade era maior”, ressaltou.

Com informações do Site Opinião CE.