segunda-feira, 31 de março de 2025

Conheça o padre José Antônio Maria Ibiapina, cearense declarado como venerável pelo papa Francisco

Foto Reprodução/Vaticano News
O papa Francisco declarou, nesta segunda-feira (31), o padre cearense José Antônio Maria Ibiapina como venerável — uma das etapas da causa de beatificação e canonização da Igreja Católica. Em decreto, o pontífice reconheceu as virtudes heroicas do religioso natural de Sobral, que viveu no século XIX, e que já era considerado servo de Deus.

Com o reconhecimento, padre Ibiapina avança na causa para ser considerado santo. O advogado José Luís Lira, especialista em Direito Canônico, explica que a declaração é resultado da análise e aprovação, pelo Vaticano, das virtudes heroicas — prudência, temperança, fortaleza, justiça, fé, esperança e caridade — do religioso.

Agora, acontece a análise dos eventuais milagres e depois, quando aprovado o milagre — que é um processo rigoroso na Santa Sé —, vem a beatificação. Se houver o reconhecimento de um segundo milagre, haverá a canonização e ele pode ser tornar santo plenamente." Disse José Luís Lira Advogado especialista em Direito Canônico

Apesar de ter nascido no Ceará, a trajetória religiosa do padre Ibiapina foi trilhada em diversas localidades da região Nordeste, principalmente nos estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte, onde fundou várias casas de acolhimento e assistência à saúde, educação cultural e moral, formação religiosa e profissionalizante.

Segundo o anúncio do decreto pelo Vaticano News, o sarcedote recebeu o reconhecimento "por sua existência exemplar, por ter vivido uma fé intensa, alimentada pela oração constante e pela Eucaristia e evidenciada por sua constante confiança em Deus e em sua Providência em cada escolha de vida. A fama de santidade que o acompanhou durante sua vida continuou após sua morte, acompanhada de testemunhos de graças."

Com informações do Diário do Nordeste.