![]() |
Foto Davi Rocha/ SVM |
A quadra chuvosa de 2025 no Ceará tem mostrado um cenário climático variável, com algumas regiões registrando superávit de chuvas, enquanto outras apresentam um déficit significativo.
De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o estado como um todo está dentro da média histórica de precipitações, apesar de diferenças regionais.
Os dados meteorológicos do bimestre fevereiro-março indicam que o Ceará tem um déficit de chuvas. No entanto, especialistas destacam que ainda se mantém dentro da normalidade climática prevista para o período. “Estamos com um déficit em torno de 20%, 25%”, afirmou Frank Baima, meteorologista da Funceme.
No entanto, a distribuição das chuvas não tem sido uniforme em todo o estado. Enquanto o litoral de Fortaleza e o Maciço de Baturité apresentaram um crescimento considerável, com volumes superiores a 600 mm e um desvio positivo de 50%, outras áreas, como a região do Cariri, registraram precipitações abaixo do esperado. “Temos ali um desvio negativo em torno de 45%”, ressaltou Baima, evidenciando a disparidade climática dentro do próprio estado.
Com informações do Diário do Nordeste.