![]() |
Foto Andrew Caballero-Reynolds / AFP |
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta segunda-feira (10), um decreto que taxa em 25% todas as importações de aço e alumínio no país.
A medida impacta diretamente o Brasil, segundo principal fornecedor de aço para os EUA. Países como México e Canadá também serão afetados pela taxação dos produtos estrangeiros, que visa priorizar a indústria norte-americana.
O anúncio das tarifas contra o aço e alumínio já havia sido antecipado por Trump no domingo (9).
"Hoje simplifico nossas tarifas sobre o aço e o alumínio", disse o presidente no Salão Oval, enquanto firmava as ordens executivas. Trump acrescentou que consideraria a imposição de tarifas adicionais sobre automóveis, produtos farmacêuticos e chips de computador.
"É 25%, sem exceções nem isenções", anunciou Trump.
O magnata detalhou que a taxa será imposta de forma exclusiva às importações. Como alternativa, ele informou que empresas podem abrir filiais para trazer a produção para dentro dos EUA, oferecendo tarifa zero.
"Nossa nação precisa que o aço e o alumínio permaneçam na América, não em terras estrangeiras. Precisamos criar para proteger o futuro ressurgimento da manufatura e produção dos EUA, algo que não se vê há muitas décadas", afirmou.
Com informações do Diário do Nordeste e AFP.