
Ceará tem 82 municípios com registro de chuvas entre 7 horas de quarta-feira, 26, às 7 horas desta quinta-feira, 27. As precipitações concentraram-se principalmente nas regiões do Sertão Central e Inhamuns, Litoral de Fortaleza, Cariri e Maciço de Baturité.
Acopiara, no interior do Estado, apresentou o maior índice, com 74 milímetros (mm) e a terceira posição, com 56 mm, nos postos Ebron e no homônimo, respectivamente. De acordo com os dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), os demais municípios com ocorrências foram Beberibe (70 mm), Saboeiro (51 mm), Cariús (47 mm) e Milagres (40.2 mm).
De acordo com a Funceme, para esta quinta-feira, 27, e sexta, 28, devido às áreas de instabilidade associadas ao posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), assim como a efeitos locais, é esperada a predominância de instabilidade atmosférica sobre o território cearense.
Segundo a Fundação, a ZCIT é a principal sistema meteorológico responsável pela quadra chuvosa no Ceará entre fevereiro e maio.
Diante do cenário de tempo instável, espera-se céu variando de nublado a parcialmente nublado, com eventos de chuvas em todas as macrorregiões do Ceará, sendo as mais expressivas para o centro-norte.
As pluviosidades previstas devem variar de intensidade moderada a forte e podem vir acompanhadas de raios e rajadas de vento.
Ressalta-se, ainda, que o aumento da nebulosidade e a ocorrência pluviométrica devem favorecer temperaturas agradáveis no centro-norte do Estado.
Com informações do O Povo