![]() |
Foto Divulgação |
Com a segunda soltura de mais 13 periquitos-cara-suja, prevista para abril deste ano, a Reserva Natural Serra das Almas (RNSA) terá 31 aves dessa espécie reintroduzidas em seu habitat natural. Esse marco possibilita que a próxima etapa do projeto Refaunar Arvorar se concentre na reintrodução do Jandaia, pássaro símbolo Ceará.
Espera-se que todo o processo seja concluído até o fim deste ano, abrindo caminho para futuros repovoamentos com outros gêneros, como emas e tucanos, conforme explica Fabio Nunes, gerente do programa de conservação pela ONG Aquasis.
"Esse trabalho tem tudo para ganhar escala e abrir alas para trazer outras espécies regionalmente extintas, como emas, tucanos e araras, a exemplo do que vimos agora: o periquito-cara-suja voltando após mais de um século", projeta.
Na primeira soltura, em dezembro do ano passado, 18 periquitos voltaram aos céus do Ceará. A meta é obter 50 aves de cada espécie para garantir a sustentabilidade do repovoamento.
A iniciativa faz parte do projeto Refaunar Arvorar, promovido pelo Parque Arvorar, do Beach Park, em colaboração com as ONGs Associação Caatinga e Aquasis.
Nunes explica que as aves regionalmente extintas estão presentes na lista vermelha de espécies ameaçadas de extinção do Ceará. "A maioria destas foram extintas por caça ou captura", esclarece.
Com informações do Diário do Nordeste