terça-feira, 21 de janeiro de 2025

Média de chuvas de janeiro no Ceará já está entre as três maiores para o mês em 14 anos

A média de chuvas acumulada até esta terça-feira, 21, já está entre as três maiores registradas para o mês de janeiro dos últimos 14 anos no Ceará. 

Com 145 milímetros (mm) somados desde o primeiro dia do ano, o período está atrás apenas dos valores de 2016 e 2022, quando foram anotados respectivamente 190 e 163 mm.

Os dados foram coletados pelo O Povo por meio do Calendário de Chuvas da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e refletem o acentuado volume de precipitações que têm caído sobre o Estado, como as da última quarta-feira, 15, quando todas as cidades cearenses.

Foi nesta data que o Ceará registrou suas três maiores precipitações do ano até aqui, nas cidades de Pacujá (230 mm), Cariré (217 mm) e Forquilha (203 mm), todas na macrorregião da Ibiapaba.

A localidade está entre os destaques do cenário de chuvas neste início de ano e já supera em 67% o acumulado previsto para todo o

Faltando 10 dias para o fim de janeiro, a média acumulada tende a subir com novas precipitações no Estado. Segundo previsão da Funceme, há possibilidade de chuvas intensas, em alguns momentos acompanhadas de trovoadas, na manhã de quarta-feira, 22, e noite de quinta-feira, 23.

Contudo, mesmo que os próximos dias apresentem tempo firme, a Terra da Luz superou o intervalo entre 66 e 133 milímetros, considerado pela Funceme como variação dentro da média para o mês.

Com informações do O Povo.