Semifinalista em 2022 e 2023, o Iguatu disputará a Série A do Campeonato Cearense pelo quarto ano consecutivo e mira, mais uma vez, uma campanha sólida no certame, garantindo também calendário nacional para a próxima temporada.
O clube do Centro-Sul do Estado passou por reformulação após não conquistar o acesso à Terceira Divisão do Brasileiro no ano passado.Foto Lucas Emanuel/FCF
No comando técnico da equipe, Flávio Araújo deu lugar a Paulo Schardong, que já tinha passado por Barbalha e Caucaia no futebol cearense. No Nordeste, o treinador gaúcho esteve à frente de Campinense-PB, Sousa-PB e Sergipe.
O elenco ainda conta com nomes como o goleiro Mauro Iguatu e o atacante Tiaguinho, que foram peças importantes na campanha histórica na Série D de 2024 e renovaram contrato para este ano. E dentre os reforços contratados, o Azulão garimpou três paraguaios: o zagueiro Edgar Benítez, o lateral-direito Richard Escobar e o atacante Matías Verdún.
O Iguatu deu início ao planejamento ainda em outubro do ano passado e iniciou a pré-temporada no dia 16 de dezembro — cerca de um mês antes da estreia no Campeonato Cearense. Neste período, a equipe fez um jogo-treino e dois amistosos: superou o Arsenal de Senador Pompeu por 8 a 0, empatou em 1 a 1 com o Nacional de Patos-PB e venceu o Barbalha por 4 a 0.
A largada no Estadual será diante do Maracanã, neste sábado, 18, às 17 horas, no Estádio Morenão, em Iguatu. O fator casa pode ser importante para o Azulão, já que serão três jogos como mandante e dois como visitante na primeira fase.
Nos últimos anos, o time do Centro-Sul tem feito boas campanhas no Manjadinho. Depois do rebaixamento em 2019, conquistou o acesso em 2021, com o vice-campeonato da Série B do Cearense. De volta à elite, chegou à semifinal em 2022 — eliminando o Ceará — e 2023 e parou nas quartas de final em 2024. As trajetórias renderam vagas na Copa do Brasil e na Eliminatória da Copa do Nordeste, além da Série D.
No Estadual deste ano, o foco é conseguir uma das três vagas para a Quarta Divisão nacional de 2026. O Iguatu já está garantido na edição desta temporada e tentará novamente o inédito acesso à Série C do Brasileirão, já que, em 2024, caiu nas quartas de final diante do Anápolis-GO, nos pênaltis, dentro de casa, e desperdiçou a chance de subir.
Com informações do O Povo .