Foto Arquivo pessoal |
Na manhã da última segunda-feira (13), o estudante cearense Levi Leite Schettini, de 18 anos, abriu o sistema do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para acessar os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024.
Embora já soubesse que tinha acertado todas as questões do gabarito de Matemática, não deixou de se espantar com a nota máxima do Brasil na área.
A tela exibia a pontuação de 961,9, alcançada após Levi marcar a opção correta nas 45 questões da prova. O resultado também foi superior à nota máxima de 958,6 registrada no Enem 2023. Nacionalmente, a média em Matemática ficou em 529, seis pontos abaixo do que no ano anterior.
“Eu sempre gostei de desafios, então desde mais novo tentava fazer questões mais difíceis, mais complicadas, e ter maior afinidade com a matéria”, contou ele em entrevista ao Diário do Nordeste.
Durante a trajetória escolar, Levi, natural de Fortaleza e estudante do Colégio Ari de Sá, que utiliza o sistema SAS Educação, chegou a participar de Olimpíadas de Matemática e, pela dedicação em entender os números, tornou-se uma referência. “Os amigos sempre mandam questões e pedem uma ajudinha”, brinca.
Com a nota, que deve alavancar sua média geral, o estudante quer se candidatar a uma vaga no Curso de Medicina na Universidade Federal do Ceará (UFC), seu maior objetivo: não há nem segunda opção.
“Vamos ver se vai dar. Vou perseguir essa primeira opção, mesmo que seja entrando no segundo semestre ou encarando mais um ano de cursinho”, afirma.
Com informações do Diário do Nordeste.