quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

Azul teve prejuízo milionário com voos no interior do Ceará

Foto Diário do Nordeste 
O secretário de Turismo do Ceará (Setur), Eduardo Bismarck, disse em entrevista à coluna que a companhia Azul teve prejuízos milionários com a operação da Azul Conecta em cinco cidades do interior do Ceará.

Recentemente, a companhia anunciou o fim dos voos em Sobral, Cruz-Jeri, Iguatu, São Benedito e Crateús. Bismarck também acredita ser muito difícil o retorno dessas operações.

“É muito difícil a Azul retornar (com a Azul Conecta), a empresa se retirou, é muito difícil voltar. Eles nos explicaram que, mesmo com todos os incentivos, os prejuízos foram milionários e muito maiores do que eles próprios previram”.

Ele reforçou que o momento atual com a Azul é de incrementar voos em Fortaleza.

“Dessa forma, nesse primeiro momento, quero investir tempo e conversa para fins de aumento de rotas para a capital. Também não é fácil, porque a Azul tem muitas aeronaves paradas, as manutenções estão tomando mais tempo para acontecer”, explicou.

Segundo a Azul, fatores como o aumento “brutal de custos”, a subida forte do dólar e dificuldades com a cadeia de suprimentos aeronáuticos em todo o mundo foram decisivos para a decisão ora tomada.

Eduardo Bismarck explicou que agendas como a mitigação de gases estufa tem deixado as operações mais complexas.

“Os motores são mais econômicos, mas são mais modernos e complexos. Para essa complexidade, as manutenções acontecem com maiores frequências e menos oficinas podem realizar o serviço”, completou o secretário.

“A Azul Conecta descontinuou 14 bases, não foi apenas no Ceará. Temos a oportunidade de ver o copo meio cheio, pois a Azul representa um número pequeno de operações no estado, então há oportunidade para reforçar as operações”, reforçou o secretário.

Com informações do Diário do Nordeste.