domingo, 12 de janeiro de 2025

Alunos de escola pública escrevem cartas com mensagens para mulheres com problemas de saúde no interior do Ceará

Foto Arquivo pessoal 
Em um momento difícil da vida, uma carta chega às mãos com palavras de esperança. As destinatárias são mulheres hospitalizadas ou que enfrentam problemas de saúde física ou mental na cidade de Quixeramobim, situada no sertão central do Ceará. Os autores são alunos de uma escola pública da mesma cidade.

A atividade vem do projeto “Interação: os plurais de causas singulares”, desenvolvido na Escola Estadual de Educação Profissionalizante José Alves da Silveira.

Os estudantes escrevem cartas sem saber para quem serão entregues. Nelas, fazem um exercício de empatia ao tentar levar alegria e construir mensagens inspiradoras para quem está em sofrimento. Eles são estimulados a produzir cartas, crônicas, poemas e fábulas, aprendendo também sobre gêneros textuais.

Todos os meses, as cartas são levados para mulheres de quatro instituições:

Hospital Regional do Sertão Central

Hospital Regional Dr. Pontes Neto

Centro de Atenção Psicossocial Dr. Laerson Bezerra de Castro

Instituto Luz e Vida, que presta apoio a pessoas com câncer

A iniciativa ganhou reconhecimento no mês de dezembro, ao conquistar o 2º lugar na feira Ceará Científico, promovida pela Secretaria da Educação do Ceará (Seduc). O projeto competia com escolas de todo o estado na categoria Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

O Ceará Científico busca extrapolar a dimensão cognitiva, incorporando e reconhecendo projetos escolares que falam de inclusão. Em 2024, o tema foi “Mulheres e Ciências: caminhos para a equidade de gênero”.

Em Quixeramobim, o projeto conseguiu estabelecer vínculos com as mulheres alcançadas pelas mensagens e despertar um olhar de empatia nos estudantes envolvidos.

Educando para a vida

Como unidade de educação profissionalizante, a escola José Alves da Silveira oferta uma base técnica, na qual os alunos devem escolher entre os cursos de Nutrição, Informática, Edificações e Agronegócios.

Estes conteúdos são combinados com o currículo convencional do Ensino Médio, e os estudantes permanecem na escola em tempo integral. Assim, a formação busca preparar os alunos tanto para o mercado de trabalho como para a vida acadêmica.

Os projetos desenvolvidos na unidade buscam estabelecer ainda mais possibilidades na vida escolar. A iniciativa das cartas para mulheres foi um destes exemplos, no qual a professora Rayane Fernandes, orientadora do projeto, tentou conectar os alunos com as diversas realidades enfrentadas pelas mulheres da região.

Rayane é professora de Língua Portuguesa e Redação na escola desde 2017. Há seis anos, está sempre à frente de projetos que adaptam novas ideias para o contexto científico: com objetivos, justificativas e metodologias.

Os elementos para o projeto Interação começaram a se desenhar no início de 2024, quando a professora propôs aos alunos a produção de cartas para o Dia da Mulher. Foi uma primeira ação em parceria com o Hospital Regional do Sertão Central, levando cerca de 50 cartas para as mulheres internadas na unidade. A ideia foi apresentada durante uma aula.

“Eles ficaram fascinados. E começamos a escrever. Eu peguei essas cartas, trouxe pra casa, corrigi todas. Eu tive mais ou menos 50 cartas, eu tive todo o cuidado, li todas e fiz correção”, detalha a professora.

Com informações do G1 Ceará.