Foto Divulgação/Vatican News |
O papa Francisco oficializou, neste sábado (7), a nomeação de 21 novos cardeais para a Igreja Católica. A lista inclui o brasileiro Dom Jaime Spengler, atual presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e arcebispo de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
Em cerimônia na Basílica de São Pedro, no Vaticano, o religioso brasileiro recebeu o barrete vermelho – tradicional chapéu de quatro pontas que marca a titulação. A igreja dele será a San Gregorio Magno, em Roma.
Ao compor o Colégio Cardinalício, e por ter 64 anos, ele poderá entrar em um eventual conclave para escolher o próximo papa, já que as regras da Igreja estabelecem que cardeais com menos de 80 anos têm direito a voto.
Entre os novos nomeados, estão 11 europeus, dos quais 5 italianos. Seis são do continente americano, dos quais 5 sul-americanos, além de três asiáticos e um africano. O arcebispo gaúcho se junta a outros sete cardeais brasileiros oficializados em outros anos.
“A proveniência deles expressa a universalidade da Igreja que continua a anunciar o amor misericordioso de Deus a todos os homens da terra", disse o papa ao anunciar o Consistório, em 6 de outubro.
Com informações do Diário do Nordeste.