Foto Aurélio Alves |
O Ceará é o líder do Índice de Inovação dos Estados entre as regiões Norte e Nordeste pelo quarto ano consecutivo, desde 2021 até 2024. A nível nacional, o local ocupa a oitava colocação atualmente.
A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) realizou o estudo por meio do Observatório da Indústria, com apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
O Ceará tem se mantido em um lugar estável do índice ao longo dos anos, avançando uma colocação em comparação ao último ano, quando saiu da nona posição para a oitava.
A pior posição do Estado no histórico foi em 2020, quando ficou em 10º colocado, logo atrás da Bahia. Este foi também o ano em que ele não ocupou a liderança do Norte e Nordeste.
2024
Em relação ao Nordeste, o estado do Rio Grande do Norte é o melhor colocado depois do Ceará (8º), ocupando a 11ª posição.
Já o primeiro lugar do índice geral ficou com São Paulo, logo após vieram os estados do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul.
Na parte de baixo do ranking, o pior colocado foi Roraima. Depois Acre, Amapá, Tocantins, Maranhão e Rondônia.
A disposição mostra, ainda, que Sudeste e Sul foram as regiões com maior concentração de inovação do Brasil. Em seguida, estavam Centro-Oeste, Nordeste e Norte, em ordem.
Com informações do O Povo