Foto Aurélio Alves |
O Governo Federal divulgou nesta segunda-feira, 30, os dias de feriados nacionais, assim como estabeleceu os pontos facultativos para o ano de 2025. A medida publicada no Diário Oficial da União (DOU).
De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), entre as 18 datas comemorativas, oito são pontos facultativos e dez feriados nacionais.
No próximo ano, haverá um feriado prolongado em abril. Isso porque a Sexta-Feira Santa cairá no dia 18 de abril, sendo que, na segunda, dia 21, também é comemorado o Dia de Tiradentes.
Além disso, três feriados cairão em quintas-feiras, ou seja, podem ser emendados com a sexta e o fim de semana, a depender da empresa. São eles: 1º de maio (Dia do Trabalhador), 20 de novembro (Dia da Consciência Negra) e o Natal, em 25 de dezembro.
Por outro lado, quatro feriados serão durante o fim de semana: 7 de setembro (Independência do Brasil), 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida), 2 de novembro (Finados) e 15 de novembro (Proclamação da República).
A lista é dirigida ao funcionalismo público de órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, sem prejuízo da prestação dos serviços públicos considerados essenciais e poderá ser seguida em todo o território nacional.
Confira a lista com todos os feriados e pontos facultativos em 2025
Feriados nacionais
1º de janeiro - Confraternização Universal
18 de abril - Paixão de Cristo
21 de abril - Tiradentes
1º de maio - Dia Mundial do Trabalho
7 de setembro - Independência do Brasil
12 de outubro - Nossa Senhora Aparecida
2 de novembro - Finados
15 de novembro - Proclamação da República
20 de novembro - Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra
25 de dezembro - Natal
Pontos facultativos
3 de março, Carnaval
4 de março, Carnaval
5 de março, Quarta-Feira de Cinzas (até 14h)
19 de junho, Corpus Christi
20 de junho, Emenda Corpus Christi
28 de outubro, Dia do Servidor Público federal
24 de dezembro, Véspera do Natal (após 13h)
31 de dezembro, Véspera do Ano Novo (após 13h)
Com informações do O Povo.