sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

Globo Repórter explora os sabores dos Quintais Gastronômicos de Icaraizinho de Amontada, no Ceará

Foto: Mylena Gadelha
Exaltar os sabores, descobrir os métodos e desvendar a força da gastronomia para milhares de famílias brasileiras não é tarefa fácil. Ainda assim, o Globo Repórter embarca nesta sexta-feira (6) em uma jornada longa e bonita para mostrar, com muita água na boca, como a comida pode ser não só expressão de cultura, mas fonte de renda em várias regiões do país. O Ceará, dessa vez, foi escolhido como um dos pedaços do Nordeste para representar os pratos vindos do litoral. 

Foi exatamente com essa premissa que a equipe da TV Verdes Mares viajou até Icaraizinho de Amontada, vila localizada a 200 km de Fortaleza, para conhecer os Quintais Gastronômicos, um projeto nascido do conhecimento e da determinação de mulheres da região. Juntas, elas transformaram as próprias casas em restaurantes referências na vila, se especializando em frutos-do-mar e em comidas regionais.

“Para mim, tudo começou após um problema de saúde, quando descobri que estava com um câncer, lá em 2008", disse logo Dona Jô, na varanda casa, explicando como começou a fazer parte desses quintais. Ela comanda o restaurante Jo de Moitas, à beira da Praia de Moitas, distrito de Amontada.

Antes mesmo de contar tudo, a mulher montou com carinho as mesas do espaço para as gravações e abriu as portas de casa para mostrar com muito zelo a própria cozinha, local onde fabrica umas das mais deliciosas iguarias da região. No local, ela recebe turistas diariamente, todos bem recomendados em busca das iguarias feitas por lá.

Marisqueira, registrada com carteirinha, ela decidiu deixar a profissão de lado após finalizar o tratamento contra a doença e pensou, com muito custo, no que fazer para ajudar o esposo a cuidar dos filhos. “Apareceu um francês aqui do lado de casa e ele só tinha um terreno, né? Foi ele que me viu assando peixe na grelha, fazendo baião de dois e me pediu um prato de comida, dizendo que me pagava depois. Para mim, isso já estava ótimo na época”, contou sorrindo.

Com informações do Diário do Nordeste.