Foto Tomaz Silva/Agência Brasil |
O Ministério da Saúde divulgou informe técnico, nesta semana, que atualiza a estratégia de vacinação contra a Covid-19. Entre as principais novidades estão a inclusão da vacina contra a doença no Calendário Nacional de Vacinação para gestantes e idosos (60 anos ou mais) e o esquema vacinal para crianças de 6 meses a menores de 5 anos com três doses da vacina da Pfizer.
Outro ponto de destaque é o início da oferta da vacina da Zalika Farmacêutica no Programa Nacional de Imunizações (PNI).
A nova vacina contra Covid-19 registrada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em janeiro deste ano, é fabricada pelo Instituto Serum, da Índia, e teve registro solicitado pela empresa brasileira Zalika Farmacêutica
As novas orientações foram enviadas para as secretarias de saúde de todos os estados. As gestantes devem ser imunizadas com uma dose a cada gestação. Já os idosos receberão uma dose a cada seis meses.
A vacinação dos demais grupos especiais a partir de cinco anos será realizada periodicamente em qualquer sala de vacina, sendo a cada seis meses para imunocomprometidos e a cada ano para os demais grupos:
Com informações do Diário do Nordeste.