Foto Diario do Nordeste |
A Escola Estadual de Educação Profissional (EEP) Prof. Francisco Aristóteles de Sousa, em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza, foi uma das vencedoras do prêmio Solve For Tomorrow 2024, que reconhece projetos de inovação com grande impacto social.
O anúncio ocorreu em cerimônia na manhã desta terça-feira (3), em São Paulo. Ao todo, 10 iniciativas de todo o país foram finalistas.
O Solve for Tomorrow (Respostas para o Amanhã) Brasil é uma iniciativa da Samsung que estimula estudantes do Ensino Médio de escolas públicas a identificar problemas reais e desenvolver soluções baseadas em ciência e tecnologia.
A EEP cearense venceu o 3º lugar do Júri Técnico, formado por especialistas em educação, ciências da natureza e matemática e até do Ministério da Educação (MEC). O projeto premiado foi o “E-Vision”, um protótipo de óculos especial feito para auxiliar pessoas com deficiência visual, baixa visão ou dislexia.
De acordo com o professor Rodrigo Castro, analista de sistemas e coordenador da equipe, a ideia partiu de uma inquietação: um ex-aluno da escola é cego e enfrentou barreiras pedagógicas para ter acesso aos mesmos recursos dos demais. O material didático adaptado em braille, por exemplo, só chegava meses após o início do ano letivo.
"Ele estava dentro de um curso muito intenso, em tempo integral. Então, a gente visualizou como podemos proporcionar, de forma mais imediatista, que uma pessoa assim possa ser engajada no contexto educacional e ter as informações como todas as outras", explica.
Para dar melhores condições a outros estudantes com a mesma condição, no início deste ano, uma equipe de oito alunos do 2º ano da turma de Rede de Computadores topou a empreitada de criar um dispositivo tecnológico para transformação de dados visuais em áudio.
O resultado foi um projeto de visão computacional dotado de uma assistente virtual, batizada de "Ivy", capaz de obedecer comandos básicos pré-definidos, incluindo leitura de textos escritos, slides e até mesmo de ambientes (descrição do que está acontecendo ao redor).
Com informações do Diário do Nordeste