sexta-feira, 27 de dezembro de 2024

Ceará tem mais de 90 pontes federais em situação ruim ou crítica

Foto Kid Júnior
O desabamento de uma ponte entre o Maranhão e o Tocantins, no último fim de semana, acendeu o alerta sobre a qualidade dessas estruturas distribuídas pelo país. Só no Ceará, 93 pontes de gestão federal estão em situação “ruim” ou “crítica”, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), e exigem atenção do poder público.

O relatório ao qual o Diário do Nordeste teve acesso foi atualizado em março de 2023, pela Coordenação Geral de Planejamento e Pesquisa (Cgplan). Ele descreve a situação das Obras de Arte Especiais (OAEs) – pontes, túneis, viadutos, passarelas e estruturas de contenção – que integram a malha rodoviária federal no Estado.

Pela classificação do DNIT, existem cinco categorias sobre o estado das pontes federais: 1 - crítico; 2 - ruim; 3 - regular; 4 - bom; e 5 - ótimo. Atualmente, o país tem 6.224 estruturas do tipo monitoradas pelo Sistema de Gerenciamento de Obras de Arte Especiais (SGO).

Conforme o Departamento, as notas 1 a 5 são atribuídas com base nas inspeções realizadas pela autarquia, seguindo o disposto na norma DNIT 010/2004 PRO.

Ao todo, 77 pontes no Ceará estão na categoria “ruim”, a mesma em que estava a ponte Juscelino Kubitscheck de Oliveira, cujo vão central desabou sobre o rio Tocantins.

Segundo norma do Dnit para inspeções em pontes e viadutos, essa condição descreve “danos gerando significativa insuficiência estrutural, porém não há ainda, aparentemente, risco tangível de colapso”.

Elas estão distribuídas principalmente nas rodovias:BR-020 – 23, a maioria no trajeto entre Fortaleza e Canindé, e entre Boa Viagem e Tauá

BR- 116 – 22, a maioria entre Fortaleza e Russas, e entre Icó e Ipaumirim

BR-222 – 12, principalmente na região de Sobral
BR-122 – 8, principalmente entre Quixadá e Banabuiú

Nesses casos, a recuperação (geralmente com reforço estrutural) deve ser feita a curto prazo. Conforme a orientação, postergar demais a recuperação da estrutura pode levá-la a um estado crítico, implicando em sério comprometimento da vida útil da estrutura.

Para devolver à estrutura condições próximas das iniciais ou até superiores, no que se refere à capacidade de carga, essas atividades envolvem acréscimo ou substituição de materiais estruturais para a eliminação de todos os defeitos que afetam o desempenho da estrutura.

Estado crítico

Além disso, na data do levantamento, havia mais 16 pontes em estado “crítico”. Nessa definição, “há danos gerando grave insuficiência estrutural; o elemento em questão encontra-se em estado crítico, havendo um risco tangível de colapso”.

Por isso, a recuperação – ou em alguns casos substituição da estrutura – “deve ser feita sem tardar”, recomenda a própria normativa do DNIT.

No Ceará, elas estão distribuídas nas BRs 020, 122, 226, 116 e 437, próximas a cidades como Maranguape, Aracati, Limoeiro do Norte, Senador Pompeu e Lavras da Mangabeira.

Em casos de situação de emergência, a autarquia descreve que a recuperação da estrutura pode ser acompanhada de medidas preventivas especiais como:restrição da carga na estrutura

interdição total ou parcial ao tráfego

escoramentos provisórios

instrumentação com leituras contínuas de deslocamentos e deformações

Veja o mapa completo neste link.

O que diz o Dnit

Em nota enviada ao Diário do Nordeste, o Departamento ressaltou que, apesar das mais de 90 estruturas com nota baixa, “atualmente não há pontes interditadas” no Ceará.

O órgão explica que “a nota de classificação não é indicador para interditar ou não uma estrutura”. Assim, os textos normativos têm como um dos objetivos classificar as OAEs com relação às necessidades de ações preventivas e corretivas levantadas em inspeções, auxiliando na tomada de decisão da autarquia e priorizando os investimentos.

A autarquia salienta que, em 2010, implantou o Programa de Manutenção e Reabilitação de Estruturas (Proarte) e, de acordo com o sistema, das estruturas com nota “2-ruim” nas rodovias federais sob administração do DNIT no Ceará, 33 tiveram os serviços de manutenção rotineira concluídos e 48 estão com as ações de manutenção contratadas.

Outras sete pontes estão com status para reabilitação e quatro estão em análise pelos técnicos do Departamento para definir qual tipo de serviço (manutenção ou reabilitação) será realizado.

Ainda segundo o levantamento do Cgplan, outras 83 pontes no Ceará têm estado “regular”; 101, “bom”; e duas, “ótimo”. As demais 35 não tiveram classificação definida.

Com informações do Diário do Nordeste.