Foto Fernanda Barros. |
A campanha Papai Noel dos Correios realizou, na manhã desta terça-feira, 17, a entrega de 1.300 presentes, em parceria com o Banco do Nordeste (BNB).
As arrecadações beneficiaram crianças atendidas pelo Instituto dos Cegos e alunos de instituições de ensino público do Estado, que escreveram cartas para o projeto. O evento, que contou com a participação do bom velhinho, aconteceu na sede do BNB, em Fortaleza
A tradicional campanha Papai Noel dos Correios, realizada há 35 anos pela instituição, tem como principal objetivo atender os pedidos natalinos de crianças matriculadas em escolas da rede pública — do 1° ao 5° ano do ensino fundamental, independente da idade — e também atendidas por instituições parceiras, como creches, abrigos e núcleos socioeducativos.
Ao longo dos 35 anos, os Correios já realizaram a entrega de mais de 6 milhões de presentes. Neste ano, a instituição declarou que já recebeu doações suficientes para atender 100% das crianças. No Estado do Ceará, os pontos de adoção e de entrega dos presentes se concentram nas cidades de Fortaleza, Caucaia, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Maracanaú e Sobral.
O superintendente estadual dos Correios, Antônio Kleber Andrade, destaca que essa é a maior campanha natalina do Brasil. Segundo ele, o projeto também tem como objetivo incentivar o interesse pelo aprendizado da escrita para as crianças.
“Esse incentivo estimula a criança a escrever a cartinha. Isso também vai levando para o lado da educação, de desenvolver e de incentivar mesmo aquelas que ainda não têm a sua leitura e escrita. Elas fazem o esforço e, durante o ano, sabem que precisam escrever uma cartinha. Isso é super importante para o desenvolvimento delas”, explica.
Ao fim da campanha, o superintendente reitera que, até agora, a meta prevista de doações já ultrapassou mais de 6.000 presentes prontos para serem entregues, superando o número do ano passado. A meta é de que 9.200 cartinhas sejam adotadas no Ceará.
“Já temos mais de 6.000, 7.000 presentes para a entrega. Vamos coletar e, depois, vamos contabilizar, porque têm aquelas cartas que foram adotadas, outras que foram entregues fisicamente, que não são dessas grandes instituições, com grandes quantidades. Mas nós estamos esperançosos”, ressalta.
O estudante da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Castelo de Castro, Miguel Arcanjo, de 11 anos, foi uma das crianças presenteadas durante a solenidade. Esse ano, ele pediu uma bicicleta, garantindo que se dedicou às aulas para aprender a pedalar.
“Eu pedi uma bicicleta, porque eu queria aprender a andar. Eu sempre quis aprender a andar. Eu já tive uma oportunidade, mas eu não aproveitei. Eu já tive outra, mas eu não consegui aprender, aí meu pai vendeu ela. Aí eu pedi, para finalmente aprender”, conta.
A superintendente estadual do Banco do Nordeste, Eliane Brasil, contou que a adoção de cartinhas das crianças já virou uma tradição na instituição. “Só do Ceará, foram 1.300 brinquedos, aproximadamente. É muito gratificante. Só quem lê uma carta dessas e vê os pedidos que são feitos, às vezes tão simples, e às vezes tão delicados e complexos, é que pode imaginar o sorriso que vai surgir no rosto de cada uma dessas crianças ”, declara.
Com informações do O Povo.