Foto José de Wagner/Divulgação Governo do Estado |
A independência financeira é um dos elementos que podem prevenir a violência de gênero ou ajudar a mulher a sair do contexto de violência. Com essa perspectiva, o Governo do Estado lançou um programa para capacitar mulheres para a criação de empreendimentos com direito a uma bolsa de R$ 400 por sete meses.
A meta do projeto Empodera, realizado por meio do Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PReVio), é atender 920 mulheres em 10 municípios até 2016.
Além da bolsa, que será vinculada à frequência no projeto, as mulheres selecionadas terão direito ao Capital Semente ao final da capacitação, no valor de R$ 2.000,00, para darem início aos próprios negócios.
Projeto é direcionado a mulheres de 18 a 55 anos em situação de violência
O projeto é direcionado a mulheres de 18 a 55 anos em situação de violência doméstica e familiar que residem em territórios vulneráveis e têm acompanhamento da Rede estadual especializada de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência.
Gabriela Freitas, gerente do projeto Empodera, frisa que as mulheres nessa situação, muitas vezes, passaram por situações de isolamento. "Então, a gente acredita que a economia solidária é uma forma de geração de renda para elas, mas também gerando um fator de progressão, já que elas vão atuar coletivamente", explica.
São priorizadas mulheres que possuem Medida Protetiva de Urgência expedida e/ou solicitada. Os municípios abrangidos são Fortaleza, Caucaia, Maranguape, Maracanaú, Itapipoca, Sobral, Quixadá, Iguatu, Juazeiro do Norte e Crato.
A triagem das beneficiadas será feita junto às Casas da Mulher Brasileira, Municipal e Cearense, Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Grupo de Apoio às Vítimas de Violência (GAVV) e Redes Municipais de atendimentos especializado.
"O Empodera vem para que essas mulheres possam ter uma vida plena, justa, digna. A partir daí, com a devida capacitação, possa se qualificar e ter o apoio necessário para encerrar esse ciclo de violência. Não é só uma questão de vontade, mas sim de oportunidade. E o Empodera dá essa oportunidade para essas mulheres", afirmou a vice-governadora Jade Romero.
Com informações do O Povo.