Foto Renato Bezerra |
O Estado do Ceará segue sendo a principal porta de entrada e saída de turistas internacionais no Nordeste brasileiro, de acordo com dados divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e revelados pelo governo cearense.
Somente em outubro deste ano, foram movimentados, entre embarques e desembarques, mais de 41 mil passageiros, todos no Aeroporto Internacional de Fortaleza - Pinto Martins, único capacitado do Estado para voos entre o Brasil e demais países.
Logo na sequência aparecem os aeroportos internacionais de Recife/Guararapes - Gilberto Freyre e de Salvador Luís Eduardo Magalhães. A capital pernambucana movimentou pouco mais de 34,7 mil passageiros, e a baiana, 34,1 mil.
Na comparação com outubro do ano passado, o avanço é de 38% na movimentação de passageiros internacionais em Fortaleza. No acumulado dos dez primeiros meses de 2024, a capital cearense já embarcou e desembarcou mais de 346 mil pessoas em voos do exterior.
Salvador, com 335 mil passageiros, e Recife, com 293 mil, vêm em seguida. O cenário demonstra a vocação de voos internacionais partindo de Fortaleza, que é, dentre as principais cidades do Nordeste, a que está mais próxima da Europa, do Caribe e das Américas do Norte e Central.
Com informações do Diário do Nordeste.