Foto Antonio Rodrigues / SVM |
A partir desta sexta-feira, 1º de novembro, as tarifas de energia elétrica terão bandeira amarela, conforme anunciou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com isso, o preço para consumidor final ficará mais barato.
O órgão regulador citou a melhoria das condições climáticas, com o aumento do volume do reservatórios das hidrelétricas em razão das chuvas, o que deve levar a uma redução da necessidade de acionamento das termoelétricas, as quais produzem energia mais cara.
Em nota divulgada pouco depois do anúncio da Aneel, o Ministério de Minas e Energia (MME) declarou que as medidas de planejamento da pasta para os reservatórios do país dispensaram a volta do horário de verão em 2024 e também possibilitaram o relaxamento da bandeira tarifária.
Assim, a mudança na bandeira tarifária, depois de dois meses de bandeira vermelha, significará um alívio na conta de luz de novembro em relação ao mês de outubro, em que está valendo a bandeira vermelha 2.
Nesse caso, o custo adicional cobrado na conta de luz é de R$ 7,87 para a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumido. Para novembro, no entanto, sob bandeira amarela, esse acréscimo na conta de luz cairá para R$ 1,885.
A bandeira amarela tinha sido acionada pela última vez em julho deste ano. A medida vale para todos os consumidores de energia conectados ao Sistema Interligado Nacional.
Com informações do O Povo.