sábado, 19 de outubro de 2024

Projeto incentiva a participação feminina nas ciências exatas e seleciona alunas para atuar no diagnóstico de secas no Ceará

Foto Natinho Rodrigues/SVM
Alunas de ensino médio do Ceará que se interessam por ciências exatas poderão participar de um projeto que investiga a seca no estado. O "Elas nas Exatas" surgiu com a ideia de incentivar a participação feminina em pesquisas científicas.

O programa é proposto pela Universidade Federal do Cariri (UFCA) e já está selecionando, desde o início de outubro, alunas matriculadas em alguma das duas escolas parceiras da iniciativa: o campus Juazeiro do Norte do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e a Fundação Escola de Educação Ambiental Monsenhor Murilo de Sá Barreto. As estudantes receberão bolsas. O prazo de execução do projeto é de 36 meses.

Coordenada pela professora do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT/UFCA), Celme Torres, a iniciativa conquistou um fomento público de R$ 597 mil após ser submetida a um edital lançado, em março deste ano, por instâncias do governo federal.

A ideia da iniciativa da UFCA é conceder bolsas a estudantes do Ensino Médio da rede pública de ensino, para que participem de atividades na gestão do plano de secas e segurança hídrica na Região Hidrográfica do Salgado, no Ceará.

Com informações do G1 Ceará.